Pular para o conteúdo principal


COMO LIDAR COM A CULPA

  Na vida, de forma geral,  estamos sempre nos responsabilizando pelos nossos atos. E isso é bom! No entanto, em alguns momentos, somos pegos, assumindo uma forma exacerbada com a perfeição que, ao percebermos falhas em nossas escolhas, damos permissão ao sentimento de culpa, gerando um desconforto interno.
  Cada um de nós carrega a culpa por um motivo ou situação. Culpa pelas palavras duras ditas em uma discussão, culpa pelo fim de um relacionamento, culpa por não ter feito algo, culpa por dizer não ao filho, culpa por não saber dirigir, culpa por não saber falar inglês.  A lista pode ser interminável.
   A culpa pode ser considerada paralisante, com isto,  comprometendo a relação da pessoa consigo mesma e com os outros. Devido a um alto grau de exigência, algumas pessoas podem se achar merecedora desse sofrimento, ocasionando uma má qualidade de vida e o adoecimento emocional. Não há uma disponibilidade para perdoar a si próprio e também aos outros pelos erros cometidos.
     Em alguns momentos a culpa pode ser confundida com responsabilidade, principalmente quando tende  ao controle de situações que escapam do nosso alcance. A fim de atender nossas próprias expectativas ou as exigências sociais, nos colocamos em estado permanente de vigília, para darmos conta de tudo e irmos além dos nossos próprios limites, nos tornando o que não somos em nossa essência.
  Então como podemos lidar com esse sentimento tão presente em nossas vidas?
           A psicoterapia pode nos auxiliar no entendimento e compreensão  das origens desse sentimento e dar um novo significado  às experiências vividas. Ela nos ajuda a ampliar o autoconhecimento para realização de escolhas mais genuínas, que estejam alinhadas a quem somos em nossa essência, reconhecendo e aceitando nossas próprias limitações. É importante acolher e perdoar nossos erros, assumindo que somos seres humanos falhos e estamos em constante crescimento e desenvolvimento.
     Ser autêntico é conviver e respeitar nossas imperfeições no maior número de circunstâncias e com o maior número de pessoas possíveis.


(Texto produzido pelas psicólogas Carla Senna, Miriam Keli, Polyana Esteves e Renata de Andrade - EQUIPE CPH MINAS)

www.cphminas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PLANTÃO PSICOLÓGICO: UM ESPAÇO DE ESCUTA, ACOLHIMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO O homem contemporâneo tem demandado novas formas de inserção do psicólogo; na verdade, uma nova postura, um novo olhar sobre ele. Portanto, necessitando de um profissional mais comprometido com o contexto social. A definição de clínica, em função disso, não pode mais se restringir ao local e à clientela que atende; trata-se, sobretudo, de uma postura diante do ser humano e sua realidade social, exigindo, portanto, do psicólogo, uma capacidade reflexiva continuamente exercitada em relação à própria prática, da qual se origine um posicionamento ético e político (Dutra, 2004). O plantão psicológico, segundo Oliveira (2005), acontece como um espaço que favorece a experiência, tanto do cliente como do plantonista, no qual o psicólogo se apresenta como alguém disposto, presente e disponível e não apenas como detentor do conhecimento técnico. E isto seria um estar junto, um inclinar-se na direção d
ENCONTRO Sermos vistos em nossa verdade, livre de julgamentos e com a mais plena aceitação possível, é algo libertador (ou liberta-dor se preferir). Devolve-nos ao nosso eixo tantas vezes abalado ou perdido nas inúmeras demandas de nossas vidas. Tal olhar retém a potência de uma espécie de salva vidas existencial, o qual nos desafoga de nossas angústias no enfrentamento da vida. Um encontro legítimo faz que o impossível, quando não o deixa de ser, seja no mínimo mais suportáv el. Já não nos sentimos tão sós e desamparados diante do inevitável. Em muitos momentos de encontro legítimo sentimo-nos como que resgatados de um calabouço frio e solitário. Somos profundamente tocados ao receber os primeiros raios de luz daquele sol relacional após períodos de clausura.   Não que a dor se dissipe magicamente, mas já não é vazia de sentido. Pois o verdadeiro encontro é isso também: possibilidade de resgate de sentido; esse combustível que nos move pelos caminhos da vida. Reabastecid